Alimentação Saudável na Adolescência

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

alimentacao-adoslecencia1É o período da vida no qual ocorrem intensas mudanças físicas, psicológicas e de comportamento. E essas mudanças interferem na formação dos hábitos alimentares, aumentando o risco de transtornos alimentares ( compulsão alimentar, anorexia, bulimia).

O adolescente está sujeito a alto consumo de alimentos calóricos e gordurosos, principalmente na forma de lanches, o que aumenta o risco de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e hipercolesterolemia.

Uma característica comum é não realizar refeições como o café da manha, e substituir o almoço e/ou jantar por lanches ou refeições rápidas, com embutidos, doces e refrigerantes.

alimentacao-adolescente2Além disso, é comum a adoção de “Dietas da Moda” para controle ou perda de peso,principalmente entre as meninas;e o uso de suplementos alimentares pelos meninos para ganho de massa muscular, sem acompanhamento de um profissional de saúde.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  1. Para manter, perder ou ganhar peso, procurar sempre a orientação de um profissional de saúde;
  2. Alimentar-se 5 ou 6 vezes ao dia ( café da manha, lanche, almoço, lanche, jantar);
  3. Nunca pular refeições, principalmente o Café da Manhã;
  4. Evitar alimentos industrializados, fast-foods, refrigerantes, biscoitos recheados, alimentos de preparo instantâneo, doces e frituras;
  5. Incluir mais frutas, verduras e legumes nas refeições, todos os dias;
  6. Comer arroz, massas e pães (de preferência integrais) todos os dias é essencial;
  7. Ingerir leite e/ou derivados todos os dias, importante para a formação e manutenção da massa óssea;
  8. Fazer escolhas saudáveis no lanche da escola e nos momentos de lazer;
  9. Estimule a prática de atividades físicas e esportes. Não ficar horas em frente à TV ou computador.

Email