Alimentação Saudável na Adolescência
Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado
É o período da vida no qual ocorrem intensas mudanças físicas, psicológicas e de comportamento. E essas mudanças interferem na formação dos hábitos alimentares, aumentando o risco de transtornos alimentares ( compulsão alimentar, anorexia, bulimia).
O adolescente está sujeito a alto consumo de alimentos calóricos e gordurosos, principalmente na forma de lanches, o que aumenta o risco de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e hipercolesterolemia.
Uma característica comum é não realizar refeições como o café da manha, e substituir o almoço e/ou jantar por lanches ou refeições rápidas, com embutidos, doces e refrigerantes.
Além disso, é comum a adoção de “Dietas da Moda” para controle ou perda de peso,principalmente entre as meninas;e o uso de suplementos alimentares pelos meninos para ganho de massa muscular, sem acompanhamento de um profissional de saúde.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
- Para manter, perder ou ganhar peso, procurar sempre a orientação de um profissional de saúde;
- Alimentar-se 5 ou 6 vezes ao dia ( café da manha, lanche, almoço, lanche, jantar);
- Nunca pular refeições, principalmente o Café da Manhã;
- Evitar alimentos industrializados, fast-foods, refrigerantes, biscoitos recheados, alimentos de preparo instantâneo, doces e frituras;
- Incluir mais frutas, verduras e legumes nas refeições, todos os dias;
- Comer arroz, massas e pães (de preferência integrais) todos os dias é essencial;
- Ingerir leite e/ou derivados todos os dias, importante para a formação e manutenção da massa óssea;
- Fazer escolhas saudáveis no lanche da escola e nos momentos de lazer;
- Estimule a prática de atividades físicas e esportes. Não ficar horas em frente à TV ou computador.