Alimentação saudável no Escolar

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

alimentacao-escolar1Essa é uma fase de transição entre a infância e a adolescência, e há um período de intensa atividade física, ritmo de crescimento constante e maior ganho de peso. Nesse período a criança está mais independente e vulnerável á influencia do meio. Há maior risco de desenvolvimento de obesidade, dependendo dos hábitos alimentares e de atividade física.

A televisão, além de ser responsável pelo sedentarismo, pode influenciar hábitos alimentares não aconselháveis, levando à um consumo cada vez maior de lanches e guloseimas. Por isso, é importante ensinar ascrianças a escolher, com critério e consciência, os alimentos que irão consumir, formando a base de uma alimentação saudável na vida adulta.

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Orientações Gerais:

  1. Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia;
  2. Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches da criança ao longo do dia;
  3. Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches;
  4. Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana;
  5. Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal da criança;
  6. Evite frituras no preparo dos alimentos. Prefira grelhados, assados ou cozidos;
  7. Evite oferecer refrigerantes e sucos artificiais, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia. Deixe para uma excessão;
  8. Evite substituir refeições por lanches;
  9. Diminua a quantidade de sal no preparo da comida;
  10. Estimule a criança a beber bastante água durante o dia,nos intervalos das refeições;
  11. Incentive a criança a ser ativa. Diminua o tempo de tela (TV, computador, videogame);
  12. A mudanças do estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis deve incluir toda a família.

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