Transtornos da Tireóide

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

img-tireoide-1

A tireóide, glândula localizada na região anterior do pescoço, é responsável pelaprodução dos hormônios T3 e T4, muito importantes para o metabolismo em qualquer idade. Mas em especial na infância, são necessários para o crescimento e desenvolvimento físico e intelectual.



Alterações no funcionamento dessa glândula podem levar a aumento da produção hormonal (hipertireoidismo) ou diminuição da produção hormonal (hipotireoidismo).


Hipotireoidismo

O Hipotireoidismo é comum na infância, principalmente na fase escolar. Sua principal causa nessa idade é a Tireoidite, ou Doença de Hashimoto,doença auto-imune na qual o organismo produz anticorpos que atacam as células da própria tireoide, diminuindo sua produção de hormônios.

Os sintomas se iniciam lentamente, evoluindo com cansaço, sonolência, fraqueza, ganho de peso, dificuldade de aprendizado, atraso no crescimento e na puberdade. Podem ou nãoapresentar bócio (aumento do volume do pescoço).

img-tireoide-hipotireoidismo-congenitoO hipotireoidismo também pode se apresentar já ao nascimento, por alterações na formação ou na produção da tireoide, sendo chamado de HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO. Deve ser suspeitado no recém nascido em casos de icterícia prolongada (“amarelão da pele”), choro rouco, pouco ativo, sucção fraca e demora na queda do coto umbilical.

Porém, o Teste do Pezinho tornou possível a detecção e tratamento precoces, evitando o retardo mental irreversível.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo ocorre quando há excesso de produção dos hormônios da tireóide. Uma das principais causas de hipertireoidismo, a doença de Graves, é rara abaixo dos 5 anos, mas o risco aumenta com a puberdade, principalmente em meninas. É causada pela produção de anticorpos que estimulam a produção da tireóide e aumentam seu tamanho. Assim, é comum existir Bócio.

Os sintomas sãotaquicardia, palpitações, tremores, nervosismo, suor nas mãos, baixo rendimento escolar, emagrecimento e insônia.